Esse é um tópico para "Facilitar" a vida de pessoas que gostam de entender a logica utilizada pelos criadores de Sistemas de RPG. Para começar, trago um estudo da Tabela de Dano.
Dano de GdP
Tem uma progressão inicial bem simples de +1 de bônus a cada 2 de ST
Iniciando a partir de 1d6-6 cada ponto de ST, a partir do 2o, aumenta o dano em 0,5.
Lembrando que:
¬ Arredonde o valor para o PIOR possível
¬ +4 de Bônus de dano deve ser convertido em +1d6
¬ +3 de Bônus de dano deve ser convertido em +1d6-1
¬ Dano minimo 1d6 mais resultado da Formula
Formula:
Dano = ([ST-1]*0,5)-6
Por exemplo
ST 5
Dano=([5-1]*0,5)-6=(4*0,5)-6=2-6=-4
Portanto 1d6-4
ST 13
Dano=([13-1]*0,5)-6=(12*0,5)-6=6-6=0
Portanto 1d6
ST 19
Dano=([19-1]*0,5)-6=(18*0,5)-6=9-6=3
Portanto 1d6+3 logo deve ficar 1d6+1d6-1 = 2d6-1
Como podemos observar há um fluxo bem linear. Porem essa regra aplica-se somente até o ST 50, pois a partir dai o ganho cai para +2 de bônus a cada 5 de de ST, ou seja 0,4 de bônus por ponto de ST.
Para Facilitar cálculos o uso de ganho de 0,5 por ponto de ST não causaria qualquer desequilíbrio de poder na mesa pois, considerando que o personagem tenha pontos suficientes para adquirir ST 75 (Por exemplo) 1 ponto a mais de dano não causará nenhuma surpresa ao narrador ou aos outros jogadores (É bem provável que esse tipo de erro ocorra com frequência durante a contagem de dano em uma parada de 8 dados)
Dano de Bal
Tem uma progressão bem confusa pois tem um ganho de de +1 a cada 2 de ST até ST 8, mudando para ganho de +1 por ST a partir de ST 9, alterando novamente para +1 a cada 2 de ST a partir de ST 27, para diminuir novamente para +1 a cada 5 pontos de ST a partir de ST 40
Novamente, para facilitar os cálculos o uso de ganho de +1 de dano por ponto de ST (A partir de ST 9) não causará nenhum Ragnarok na mesa, afinal (Sejamos honestos) um personagem do alto dos seus ST 100 merece uma parada de dados de 23d+2, não meros 13d